Manutenção

Manutenção Preventiva: Para não ficar no meio da avenida.

Por Julliano Nigro

Fala, operação!

Existe uma lei não escrita na logística: a empilhadeira só quebra quando você mais precisa dela. Acho, na verdade, que deve ser uma lei universal para tudo o que o homem cria. Ou vai dizer que nunca ficou na mão em uma viagem com seu carro? Seja um superaquecimento ou um barulho que antes nem incomodava, mas agora… olha lá! O carro parado e você só pensando quanto isso vai lhe custar.

Mas se você nunca passou por esse perrengue, então provavelmente você é daqueles certinhos, com a manutenção em dia, que calibra o pneu toda semana como manda o manual. É por isso que você não fica na mão. Perfeito! Você não vai arriscar um bem tão valioso quanto sua vida ou sua família, não é verdade?

O mesmo pensamento você tem na sua operação — ou pelo menos deveria ter. Mas a verdade é que gerir a frota envolve muitos fatores conhecidos por nós da logística: investimento, rotatividade de mecânicos, material humano e o crescimento exponencial da demanda.

Quem cuida da manutenção?

Quem cuida dos seus equipamentos (e aqui me refiro a empilhadeiras e transpaleteiras) pode pensar que fazer boas corretivas e reparos é sinônimo de cuidar bem da frota. Errado! Já parou para pensar que quem só faz manutenção corretiva, na verdade, não está cuidando da manutenção?

Transfira esse exemplo para outro universo: cuidar bem da sua saúde é fazer exames preventivos e boas práticas, ou é viver direto na emergência? Te peguei no argumento? E se você fosse responsável pelo abre-alas de uma escola de samba, faria uma boa preventiva no carro alegórico ou ia tratar de arrumar muita gente para empurrar depois que ele já quebrou no meio da avenida?

3 benefícios de cara

A manutenção preventiva condiciona seus equipamentos para uma vida útil mais longa, tira o peso da dúvida ao topar novos desafios de demandas e a consequência inevitável é o lucro. Claro que, para ter uma prevenção eficaz, é preciso considerá-la um custo fixo; ou seja, é preciso investir. E não vou ficar aqui fazendo gancho só para vender nossos serviços, vou destacar um ponto que poucas empresas teriam coragem de falar: precisa investir em bons funcionários também.

De olho no resultado

Alguma vez seus colaboradores disseram que não foi possível bater uma meta porque o equipamento estava sem força ou quebrando? Você costuma verificar a veracidade das informações? Tem técnicos de confiança que vão te falar a verdade ou você tem tempo de ir verificar? A manutenção preventiva é uma forma de você, além de ter o equipamento em condições, ter também o histórico da máquina para combater perdas de produtividade. Um relatório detalhado com linguagem simples ajuda bastante na tomada de decisão.

A Nigro é Nota 10 na avenida

Desculpem, não poderia deixar de terminar este Blog sem o nosso “momento merchan”. Na Nigro, além de corretivas e restaurações, temos o nosso Plano de Manutenção Preventiva, com técnicos qualificados, relatórios detalhados e nosso exclusivo Portal do Cliente.

Além disso, o nosso carro-chefe — o que faz gigantes como Magalu e Ambev optarem pelos nossos serviços — é que não temos multa contratual nem quantidade mínima de equipamentos. Queremos que você fique pela qualidade e não por um “papel”. Temos valores acessíveis a partir de R$ 500,00 e diagnóstico gratuito.

Bom, por hoje é só. Bom Carnaval para todos e não deixem o “Bloco da Manutenção” passar. Fala com a Nigro!

Até mais, operação!

Julliano Nigro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *